quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Materias usados na Bauhaus

A Bauhaus foi uma escola interdisciplinar que buscou a interação entre as artes plásticas e o desenho industrial. No desenho e na produção das cadeiras manifesta-se a preocupação com o conforto e a postura que uma pessoa toma ao sentar-se. A utilização de cadeiras reclináveis propiciam variações de postura e reclinamento. São usados materiais como tubos de metal cromado, aço, vidro, couro negro, madeira lacada, lona, verga trançada, palhinha, molas e tiras elásticas. São usadas também cores básicas e o mínimo de elementos visuais. Podem ser citados como exemplo dessa forma de concepção os móveis abaixo:


Imagem 01: A famosa cadeira Wassily, desenhada por Marcel Breuer, 1925/26.

Material Usado: Estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em couro.
Descrição: Móvel de assento com espaldar vazado, assento lis
o revestido em couro, braços e pernas seguem uma linha única, confeccionados a partir de uma só peça de aço modelado em torno do assento, ambos vazados.
Observação: A cadeira Wassily, não possui muito
s detalhes decorativos, a sua principal característica é a simplicidade.


Imagem 02: Cadeira desenhada por Mies van der Rohe.
FONTE: http://tipografos.net/bauhaus/bauhaus-moveis.html


Material: Estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em palhinha.

Descrição: Cadeira modelo b32, em uma das suas variações. Móvel de assento com espaldar reto; revestido de palhinha trançada, que vai até o fim do assento; braços em aço cromado revestidos de fios de palhinha até o apoio do braço que segue numa peça única de aço até encontrar as pernas dianteiras, que aparecem em seguida ao assento fazendo dois semicírculos em lugar dos joelhos, e segue sendo arrematada por um único pé retangular que suporta toda a cadeira.

Observação: A cadeira só possui pernas dianteiras.


Imagem 03: Cadeira Lattenstuhl (1922-1924) Marcel Breuer .

FONTE: http://tipografos.net/bauhaus/bauhaus-moveis.html


Material usado: Estrutura em madeira lisa, assento e costas em couro.

Descrição: Cadeira Lattenstuhl. Móvel de assento com dois espaldares; ambos vazados e revestidos em parte de tiras de couro, estes estão em dois níveis diferentes, um mais a frente e outro recuado; este recuado segue sem interrupções até encontrar os braços retos, e continua até o inicio das pernas laterais, servindo de travejamento; o segundo encosto, este mais a frente serve de apoio aos braços e mais abaixo serve se suporte para o assento de couro que é finalizado por quatro pernas retas de base quadrada.


Imagem:04 Bule Branco

FONTE:http://arcdesigners.blogspot.com/2009/11/bauhaus-um-pedaco-de-todos.html


Bule de formato de circulo sem bico, cor branca de porcelana. Walter Gropius foi um arquiteto alemão fundador da Bauhaus e, é considerado um dos principais nomes da arquitetura do Séc XX. Foi considerado o marco do design e da arte moderna. Gropius acretitava que todo o desenho devia ser funcional e esteticamente agradável.


Marianne Brandt(1893-1983), nascida na alemanhã, foi

uma pintora, designer de metal e fotógrafa. Na Bauhaus fez experiências junto ao laboratório de metal e criou objetos ultilitários domésticos, criando cinzeiros, luminárias e jogos de chá.

Imagem: 05 cinzeiro

FONTE: http://historiadaarte-bauhaus.blogspot.com/

2009/10/marianne-brandt.html


Imagem 06: luminária

FONTE: http://historiadaarte-bauhaus.blogspot.com/2009/10/marianne-brandt.html

Imagem 07: serviço de chá (1924)

FONTE:http://bhpbrasil.spaces.live.com/?_c11_BlogPart_pagedir=Next&_c11_BlogPart_handle=cns!CBF475499EC82673!12709&_c11_BlogPart_BlogPart=blogview&_c=BlogPart


imagem 08: Chaleira

FONTE:http://arcdesigners.blogspot.com/2009/11/bauhaus-um-pedaco-de-todos.html

A “chaleira” é um símbolo da Escola Bahaus de Marianne Brandt, uma das poucas mulheres que conseguiram produzir na Bauhaus.


Imagem: 09 Disco de cores

FONTE: http://historiadaarte-bauhaus.blogspot.com/2009/10/marianne-brandt.html

"Disco de cores"

Johanne Itten (1888-1967), pintor, professor e escritor associado á escola Bauhaus. Em suas pesquisas desenvolveu o disco de cores, que ainda hoje perminte descobrir combinações harmoniosas entre cores ( os setes contrastes de cor).


Referências

http://arcdesigners.blogspot.com/2009/11/bauhaus-um-pedaco-de-todos.html

http://tipografos.net/bauhaus/bauhaus-moveis.html

http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-bauhaus/a-poltrona-wassily-de-1925-feita-em-tubos-de-aco-cromado-cadeira-de-autoria-de-marcel-breuer,78a47b86-7ce9-4e59-9530-0a05fcf3b044

http://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt/cr/ha/seculo_20/bauhaus.htm

http://bauhaus-belasartes.blogspot.com/

http://historiadaarte-bauhaus.blogspot.com/2009/10/marianne-brandt.html


10 comentários:

  1. Utilização de alguns materiais atuai o que remete a uma melhor identificação do periodo.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  2. com isso tudo se percebe a importancia da Bauhaus, sendo um grande marco no que diz respeito a invençao e avanço de design, principalmente os de mobiliarios!!

    Kassieli Martiori

    ResponderExcluir
  3. Os movéis passaram não apenas a ser bonitos ao olho, mas também, funcionais e confortáveis, cada vez mais unindo funcionalidade com o belo, que é a verdadeira estética que necessitamos.

    ResponderExcluir
  4. Os móveis, os materiais, o desing da Bauhause assim como os seus principios ainda são muito atuais. É uma das vanguardas que continua acontecendo após a sua época.

    ResponderExcluir
  5. Bauhaus é uma das vanguardas mais modernas..acho muito lindo os movéis, o desing..e como a samantha disse é uma das vanguardas que continua acontecendo após sua época.

    Ana Carolina Aléssio

    ResponderExcluir
  6. o uso dos materiais e principalente do metal nessa vanguarda, nos mostram as formas de pensar dessa época e a tamanha importancia da industria neste momento! no mobiliario por exemplo, o uso até então não muito comum de metais, nós mostram tambem quão avançada é essa vanguarda, tanto que é comparada a versões atuais!

    Gabriela Geremia

    ResponderExcluir
  7. Os móveis possuem uma beleza sem muitos detalhes excessivos, e isso os deixam muito bonitos, o uso do aço cromado é bastante atual, as cadeiras parecem muito confortáveis completamente diferente da Cadeira Vermelha e Azul - Gerrit Rietveld lá do De Stijl né?

    ResponderExcluir
  8. todos os modelos dos móveis, os materiais, com detalhes muito bonitos, tudo isso continua presente hoje nos móveis que compramos e vemos...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  9. Com pouco uso de elementos visuais, e com cores básicas, eram móveis práticos e funcionais, as cadeiras eram projetadas pensando no conforto e na postura, o que resultou em uma ótima combinação entre o Modernismo e a funcionalidade.

    Suelen Tessari

    ResponderExcluir