quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Bauhaus na atualidade


Podemos observar hoje em dia várias obras que tem como inspiração características da Bauhaus, como janelas-fita, fachadas-cortina de vidro, pilotis, plantas baixas livres, entre outros.

Um exemplo de obra da atualidade que foi inspirada na Bauhaus é essa casa na savana de Bogotá, que fica perto da cidade chamada Cajicá. Feita pelo arquiteto Alejandro Castaño, ela buscou as características mais marcantes da arquitetura da Bauhaus e trouxe para a obra com um toque de atualidade.

  Imagem 01: Casa em Bogotá
Fonte: http://www.utilisima.com/decoracion/1029

Nessa primeira foto já podemos observar características marcantes como a fachada branca quase que em sua totalidade, demarcando sua estrutura diferenciada. Também destaca-se as janelas fita em toda sua fachada, e a elevação que é feita por uma parede de tijolos que faz a função de piloti.

  Imagem 02: Contra fachada
Fonte: http://www.utilisima.com/decoracion/1029



No seu interior, espaços amplos e com uma planta baixa bem livre, traz ao projeto mais uma característica importante da Bauhaus.


Imagem 03: Área social e vista.
Fonte: http://www.utilisima.com/decoracion/1029


 Imagem 04: Interior
Fonte: http://www.utilisima.com/decoracion/1029




Imagem 05: Entrada Principal com detalhes em madeira
Fonte: http://www.utilisima.com/decoracion/1029










Referência
http://www.utilisima.com/decoracion/1029

20 comentários:

  1. Como a Bauhaus se parece com o movimento contemporâneo, os materiais, cores, esquadrias, um movimento que foi e que hoje dá ênfase as contruções...

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante trazer para o blog como as características da Bauhaus estão presentes hoje em dias entre as edificações!

    ResponderExcluir
  3. Talvez poderiam trazer algumas edificações da nossa cidade, para serem comparadas com a bauhaus, os materiais, etc...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  4. essa linha me chama muito a atençao...a utilizaçao de linhas retasde, formas e cores puras, trazem na minha opinião à obra , um ar de requinte e sofisticaçao!

    Kassieli Martiori

    ResponderExcluir
  5. A Bauhaus serviu e serve de inspiração para as construções mais recentes, pois entra em uma linha que mais se parece com a contemporânea por incrivel que pareça.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  6. muito legal essa comparação, e muito linda essa casa, com linhas e formas puras, ainda trazendo a parte em que a casa possui sua estrutura acima do chão, e sua circulação e setores bem divididos.

    ResponderExcluir
  7. Essa herança que a Bauhaus nos deixou é muito vista na arquitetura atual, eu particularmente adoro plantas baixas livres e o vidro. As caracteristicas da Bauhaus que foram usadas há muito tempo ainda estão muito atuais.

    ResponderExcluir
  8. Acho muito interessante as caracteristicas da arquitetura bauhaus, sua estrutura diferenciada, suas cores, formas, linhas entre outras..essa arquitetura hoje em dia é ainda muito utilizada.

    Ana Carolina Aléssio

    ResponderExcluir
  9. Essa obra além de ter as caracteristicas construtivas da Bauhaus, no meu ponto de vista vai além disso. Como a vanguarda, no seu tempo ela é feita para atender uma necessidade das pessoas que vão utiliza-la sem complicar,e claro procurando o melhor em conforto e estética, é oque representa por exeplo as plantas livres. em seu tempo acredito que a Bauhaus fazia a mesma coisa com a arquitetuura fabril por exemplo.

    Gabriela Geremia

    ResponderExcluir
  10. Uma coisa que acho bastante interessante na Bauhaus é a união que tinham para alcançar o resultado almejado em suas obras, trabalhavam coletivamente com a junção de várias áreas, como artes, música, fotografia e arquitetura.
    Acredito que essa união de vários campos do saber que ocorria já naquela época,é muito evidente ainda nos dias de hoje e é na minha opinião muito importante, pois a ajuda de outros profissionais facilita muito, pois assim podemos especializar-se numa área e deixar que outros profissionais mais entendidos em outras áreas possam fazer atividades que não estamos tão preparados para fazer, mas sem nunca deixar é claro de ter conhecimentos em diversos campos, para poder opinar criticamente.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. O estilo Bauhaus teve por objetivo criar espaços funcionais, com custo reduzido, sempre ligando arquitetura a arte, com ambientes claros e espaços bem aproveitados. E hoje a arquitetura está ligada a essas características, misturando novos materiais, com novos técnicas, mas com os mesmos objetivos.
    No Brasil temos alguns exemplos da influência do estilo Bauhaus: a cidade de Brasília, que foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer; o Museu de Arte Moderna (MAM) em SP, projetada por Paulo Mendes da Rocha; a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), projeto de Vila Nova Artigas, em São Paulo.

    Angelica Vargas

    ResponderExcluir
  13. A Bauhaus estimulou a livre criação dando importância á personalidade do homem , preocupava-se em formar profissionais ligados aos fenômenos sociais e culturais unindo a funcionalidade, e baixo custo com idéias inovadoras.

    ResponderExcluir
  14. É a plena união da arte com a tecnologia, sem criar barreiras para o artista. Busca-se uma unidade arquitetônica livre, sendo sua influência mais importante a racionalidade e a funcionalidade.
    Essas potencialidades da Bauhaus são vistas facilmente em obras da atualidade. Além do funcionalismo que foi levado ao extremo até 1928, quando então Groupius renunciou, encontramos economia e beleza.

    ResponderExcluir
  15. A bauhaus se integra com arte na indústria, leva os alunos a dominar as possibilidades de materiais.Usufuindo desses materias de uma forma diferente para o movimento...

    ResponderExcluir
  16. Texto explicativo muito bom, alternando entre imagens e pequenos parágrafos sem cansar ao leitor.
    Parabéns

    Priscilla Cavazzotto
    http://meninasdaarqui.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Texto completo e fácil de se entender
    Parabéns

    Mariane Carla Sasso

    ResponderExcluir
  18. Texto alternando entre imagens e parágrafos de fácil entendimento.
    Parabéns
    Jéssica Rosa

    ResponderExcluir
  19. Essa relação com obras atuais ficou muito interessante.
    Ela não cria barreiras de criação, a planta é mais livre, as formas mais retas, vários materiais são misturados, influenciando sua estética e funcionalidade.
    As obras apresentam características ainda muito utilizadas.

    ResponderExcluir
  20. Ao meu ver, esse conceito de projeto é um grande ideal de arquitetura, pois ela traz em sua concepção a mais prática resolução espacial e estrutural ( aparentemente) criando espaços livres, nao apenas fisicamente mas visualmente. Em meio as loucuras dos centros urbanos, que privilegio poder contemplar o espaço dessa maneira. Em menor escala ( popular)!!! que fascinante!!!! Seria extraordinário!!!

    ResponderExcluir