domingo, 17 de outubro de 2010

Primeiros Arranha-Céus Do mundo e do Brasil


O Primeiro arranha céu do mundo foi construído em Chicago. E chamado de Home Insurance Building. Antes do primeiro arranha-céu ser construído, as pessoas estavam preocupadas com os elevadores e tinham medo de que eles cairiam até que um homem chamado William Jenney descobriu uma maneira de utilizar vigas de aço para o esqueleto do edifício, enquanto todos os outros edifícios, no momento utilizavam tijolos para dentro e para fora. O edifício foi concluído em 1885, mas infelizmente foi demolido em 1931. Building foi de 10 andares e foi de 138 metros de altura. No Brasil o primeiro arranha-céus foi construído na cidade de São Paulo. A construção foi iniciada em 1924, e inaugurada em 1929 com 12 andares seguindo até 1934 finalizando a obra com 30 andares e 130 metros de altura. Foi projetado pelo arquiteto Húngaro William Fillnger. E ainda hoje a cidades de São Paulo apresenta o maior número de edifício de grande porte do país. E são chamdos de arranha-céus, porque as pessoas acham que parece que eles estão raspando as nuvens.



Rumo ao Céu


Considerado o primeiro arranha-céus do mundo


Imagem 01: Edifício Home Insurance

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Home_Insurance_Building

Apesar de ser considerado o primeiro arranha-céus do mundo, com 10 andares e altura de 138 pés 42m. Também foi o primeiro a usar aço estrutural, maior parte de sua estrutura foi composta de gesso forjado.


Primeiro Arranha-céus do Brasil

Imagem 02: Edifício Martinelli

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_Martinelli


Esse foi o primeiro arranha-céus construído no Brasil, Edifício Martinelli em São Paulo (130 metros).


Maior Arranha-céu do Brasil


Imagem:03 Mirante do Vale

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mirante_do_Vale_-_by_Lucas.JPG


O mirante do vale tem 170 metros. Edificado na cidade de São Paulo, foi concluído em 1960 com 51 andares, mantendo o título de maior arranha-céus do país . Projetado pelo engenheiro Waldomiro Zarzur.


O segundo maior do Brasil

Imagem 04: Edifício Itália

FONTE http://pt.wikipedia.org/wiki/Edif%C3%ADcio_It%C3%A1lia


O Edifício Itália cujo o nome oficial é Circolo Italiano é o segundo maior da cidades de São Paulo e do Brasil em altura, com 165 metros, distribuídos em 46 andares. E projetado pelo arquiteto Franz Heep e inaugurado em 1965.


Em terceiro lugar o maior do Brasil

Imagem 05: Edifício Rio Sul Center

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Sul_Center


O Edifício Rio Sul Center é o edifício mais alto da cidades do Rio de Janeiro e o terceiro mais alto do Brasil , superado apenas pelos edifícios Mirante do Vale e Itália, em São Paulo. Com 162 m de altura e 40 andares.


Maior Arranha-céu do mundo

Imagem: 06 Burj Khalifa

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Burj_Khalifa


O Burj Khalifa conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céus localizado em Dubai consequentemente, o maior arranha-céu construído pelo homem, com 828 metros de altura. E o maior do mundo, foi inaugurado em 4 de janeiro de 2010. Projetado pelo arquiteto Adrian Smith. O sistema estrutural dele é concreto e aço.


O primeiro a ter grandes vidros laminados

Imagem: 07 Edifício Rellance Building

FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Reliance_Building


O Reliance Building é o primeiro arranha-céu a ter grandes vidros laminados, prenunciando uma característica dos arranha-céu que se tornaria dominante no século 20. Composto por 15 andares, ele está localizado em Chicago e foi projetado por Chales B.


" O Arranha Céu deve ser em cada centímetro, algo orgulhoso e altaneiro, erguendo-se em pura exultação..."

Louis Sullivan

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_dos_maiores_arranha-c%C3%A9us_do_Brasil

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arranha-c%C3%A9u

http://www.connectionworld.org/os-10-maiores-arranha-ceus-do-mundo/



7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom!
    Gostei da comparação com os edifícios aqui do Brasil mesmo...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  4. Chicago precisou ser reconstruída após um incêndio que destruiu a cidade em 1873, e por isso a necessidade de obras rápidas, fez com que os arquitetos buscassem novos materiais como a estrutura em aço que permitiu a construção de edifícios em altura.

    ResponderExcluir
  5. A valorização dos terrenos foi que incentivou a construção de edificios mais altos, e com isso vieram os novos materiais para estruturar essas elevadas construções. Mais leves, permitiam aberturas maiores gerando espaços internos mais amplos e iluminados.
    Mas, o que será que iria acontecer com a imagem visual de uma cidade com o aumento no número dessas edificações em altura...

    ResponderExcluir
  6. Em comparação com outros países, o nosso maior arranha-céu não é bonito. rs

    ResponderExcluir
  7. O primeiro arranha-céus do Brasil e da América Latina foi o edfício "A Noite", na cidade do Rio de Janeiro.
    O Martinelli foi inaugurado antes do A Noite, mas no momento possuía apenas 10 andares, no mesmo ano, 1929, foi inaugurado o A Noite com 22 andares, e 102 metros de altura.
    A conclusão do Ed. Martinelli ocorreu somente em 1934.
    Reveja Suas fontes.

    ResponderExcluir