sábado, 16 de outubro de 2010

Atualmente...

Dois dos maiores arranha-céus do mundo que apesar de não existirem mais todos já vimos ou ouvimos falar, são também conhecidos como Torres Gêmeas ou Trade Center, pois faziam parte de um complexo chamado World Trade Center.


Imagem 01: Torres Gêmeas
FONTE:
http://bit.ly/cBaz6d
Imagem 02: World Trade Center
No projeto, Minoru Yamasaki foi responsável pelo conceito das duas Torres Gêmeas, além de definir o traçado básico do local. A idéia de ser um complexo composto em sua maioria por escritórios no centro de uma cidade super populosa e de grande influência comercial e cultural (no caso, New York City), nos faz lembrar do Roppongi Hills Complex, que fica localizado em Tokyo, uma cidade com influências em comum e com um complexo com um conceito parecido, no caso do Roppongi Hills, o de ser um centro de cultura e finanças no centro de uma grande cidade. (Para quem não lembra, esse projeto do Roppongi Hills Complex nosso grupo analisou e apresentou na disciplina de Desenho Urbano I). Coincidências à parte, o idealizador do Roppongi Hills também chama-se Minoru, mas o sobrenome é Mori.

Imagem 03: Roppongi Hills Complex
FONTE:
http://bit.ly/dxJWUm

Além de impressionar pelos 415m de altura e pelos 110 andares, o projeto estrutural do WTC era inovador. Na época, a estrutura dos edifícios era tradicional, ou seja, com pilares e vigas de aço dispostas uniformemente. Já o World Trade Center (WTC) possuía em cada uma de suas fachadas 59 pilares que eram tubulares com espaçamento de 1m entre eles, e no miolo do edifício havia uma concentração de pilares deixando um grande área vazia entre as fachadas e o centro do edifício, possibilitando aos clientes configurarem esse espaço como quisessem. A ligação dos pilares da fachada com os do miolo era feita através de vigas metálicas. As janelas do WTC ficavam nos espaços entre os pilares e eram de apenas 56cm, pois o arquiteto acreditava que janelas pequenas passariam mais segurança estando em um edifício tão alto.


Imagem 04: Pilares dispostos no centro do edifício e fachadas
FONTE:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/world-trade-center1.htm

Além disso, no WTC houve uma mudança em relação as fachadas dos edifícios da época, pois a maioria era em formato de pirâmide, ou seja, a base era mais larga e nas torres iam se estreitando, formando uma espécie de formato "pirâmide". Isso acontecia devido à lei de zoneamento da cidade de New York, que estabelecia esse formato nas torres para que as paredes das mesmas não bloqueassem a luz solar nas ruas. Porém, em 1962 isso foi revisto e os edifícios seriam restritos quanto à altura, parecido com o que o Plano Diretor da nossa cidade propõe (conteúdo visto na disciplina de Fundamentos da Composição da Paisagem, semestre passado).



Imagem 05: Empire State Building
FONTE: http://bit.ly/cvgH8W


Imagem 06: Empire State Bouilding
FONTE:
http://bit.ly/9l4kC8

Apesar de o WTC já ter passado por um incêndio em 1975, no 11 andar da Torre Norte e por um atentado em 1993, no subsolo da garagem da mesma torre, nada se compara ao ato destruidor e cruelmente calculado durante alguns anos que foi colocado em prática na manhã do dia 11 de Setembro de 2001. Dois aviões Boeing 767 foram sequestrados e direcionados para atingirem as torres, fazendo com que desabassem matando 2750 pessoas.


Imagem 07: Atentado as Torres Gêmeas

FONTE: http://bit.ly/aHLJeB


Imagem 08: Colisão das aeronaves nas torres

FONTE: http://bit.ly/9X6XCG



Imagem 09: destroços das Torres
FONTE: http://bit.ly/9X6XCG

Um acontecimento recente envolvendo imagens dessas Torres e que se passou muito próximo de todos nós, alunos da Unochapecó, foi um trabalho de um grupo de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do 6 período da mesma Universidade, para a disciplina de Teoria e História da Arte, Arquitetura e Cidade IV, onde os mesmos criaram uma obra de arte contemporânea, ou seja, "uma arte que envolve assuntos atuais", definiu Leonardo Dávi, um dos criadores da obra (que não tem nome).

Para desenvolver a obra, Gabriela Naibo, Léo Dávi e Mariely Mello se basearam na técnica Stop Motion, que é a mesma utilizada em cinemas nos filmes de animação/desenho onde fotos são capturadas criando uma sequência de imagens com pequenas alterações de uma para outra, que depois são filmadas transformando assim em um filme feito de imagens. Essa técnica foi estudada na mesma disciplina em que os alunos tiveram que criar a obra de arte. Segundo Leonardo Dávi "antes os artistas tentavam representar os movimentos mas haviam dúvidas sobre como eram de uma maneira mais detalhada, como os movimentos que os cachorros fazem quando correm ou outros animais, por exemplo. Foi então que o Inglês Edward Muybridge inventou um mecanismo que disparava muitas imagens em sequência que depois podiam ser analisadas. E assim foi surgindo o Stop Motion, onde ocorre o contrário, mas com a mesma idéia de realizar o movimento captando diferentes imagens e depois juntando-as".

SOBRE A OBRA: Para a construção dos edifícios foi utilizado LEGO (sim, aquele brinquedo de pecinhas que todo mundo já quis ou teve contato algum dia, de montar objetos). A idéia veio da técnica utilizada pelo artista plástico brasileiro Vik Muniz que utiliza materiais alternativos em suas obras contemporâneas, como lixo e comida; para quem assiste novelas, foi ele quem compôs as obras exibidas na abertura da novela das 8 da Rede Globo, Passione. A fumaça foi representada por algodão pintado com spray na cor cinza, e os aviões foram feitos de papelão retirado de caixas que iriam para o lixo, também pintados com spray cinza. Como plano de fundo, foi utilizada uma imagem de New York no computador mesmo, com os edifícios de LEGO colocados em frente para que as fotos pudessem ser formadas.

A obra está exposta no segundo andar do Bloco M, sem data prevista para ser retirada de lá, portanto, quem ainda não viu ou não reparou nela ainda tem tempo, vale a pena ver direito, a montagem ficou bem legal. E pra quem não frequenta a nossa universidade, a obra pode ser apreciada através de um vídeo feito pelo nosso grupo, que está no link logo abaixo. Quem quiser dar sugestões de nome para a obra, sintam-se a vontade! Quem sabe você pode contribuir com a obra deles nomeando-a.

LINK VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=3p2wu4uNMuc



REFERÊNCIAS:
http://bit.ly/apl0Gd
http://ciencia.hsw.uol.com.br/arranha-ceus.htm
http://pessoas.hsw.uol.com.br/world-trade-center1.htm
http://bit.ly/djGm88

2 comentários:

  1. Boa recordação, as torres Gêmeas foram muito importantes para a história dos arranhas céus, até quem nasceu depois do fato, já ouviu falar delas, por sua tamanha importância.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  2. eu amava essas torres!
    mais elas se forrammm

    ResponderExcluir