domingo, 17 de outubro de 2010

Bauhaus - Contextualização Histórica

Imagem 01: A Bauhaus

Em tempos de grandes transformações a humanidade sofria e passava pelo Tratado de Versalhes, pela Revolução Industrial e também era assinada a Lei Eusébio de Quéiros. A Guerra de Secessão dos Estados Unidos favorecia o crescimento do setor têxtil e pra se esperar em 1914 chega a Primeira Guerra Mundial. Todos esses fatores ocorreram no mundo no período de 1850 a 1919, data de início da fundação da Bauhaus (Imagem 01).

Desde a Guerra de Secessão os ingleses já havia buscado conceitos para modificar e transformar as escolas de artes já existente que por longos tempos havia conseguido êxitos, que no caso os ingleses. Os países vizinhos mostraram um interesse em saber como era possível acontecer essas transformações em escolas de artes e artesãs e ainda conseguir garantir o primeiro lugar no mundo.

Em 1896 o gorveno alemão mandou Hermann Muthesius (Imagem 02) para espionar os ingleses e descobrir qual era a receita do grande sucesso. Passado seis anos Hermann voltou à Alemanha trazendo informações valiosas como a criação de novas oficinas de artes e informando a busca de novos artistas conhecidos para dar aulas.


Imagem 02: Hermann Muthesius
FONTE:
http://www.hermann-muthesius.de/


Após isso, anos depois os conhecimento dos estilos ingleses se espalharam pela Alemanha e Hermann Muthesius fundou a escola de arte Deutscher Werbund que se tornou bem conhecida e, em 1912 o arquiteto Walter Adolf Gropius (Imagem 03) acabou entrando nessa escola.


Imagem 03: Walter Adolf Gropius

FONTE: http://www.taskisla.com/2008/05/happy-birthday-walter-gropius.html


Antigamente as pessoas faziam uma separação entre artistas plásticos e artesãs, os artistas eram aqueles que pintavam pessoas nobres da aristocracia (Imagem 04) e já os artesãs eram vistos como aqueles que ficavam em lugares subterrâneos em meio às ferramentas, suando e trabalhando (Imagem 05).


Imagem 04: Artista pintando pessoa da nobreza.



Imagem 05: Artesã tecelando.

FONTE: http://queilaferraz.fashionbubbles.com/tag/tecnologia-textil-e-da-confeccao/

Nessa situação Gropius foi para Weimar, Belim e lá juntou duas escolas já existente: a Escola de Artes e Ofícios de Herin Van de Velde e a Escola de Belas Artes de Hermann Muthesius, que com essa união vieram à formar a Staatliches Bauhaus que é conhecida como Escola Bauhaus (Imagem 06).

Imagem 06: Edifício da Bauhaus em Dessau nos anos de 1925 a 1926.

Imagem 07: Edifício da Bauhaus em Dessau construído pelo arquiteto Gropius.

FONTE: http://geekado.blogspot.com/2010/04/Bauhaus-91-anos-html

Quando a Bauhaus foi construída em Dessau saiu um depoimento no jornal local Frankfurter Zeitung em 1927, informando qual era a sensação dos moradores que moravam próximo da edifição:

"Chego a Dessau de madrugada. A cidade esta embrulhada num nevoeiro (...). Mas do outro lado, um cone luminoso atrai os olhos. Um cubo gigante de luz: o novo edifício Bauhaus. (...) Vidros, só vidros, e nos lugares onde existem paredes, o seu branco brilha de forma arrebatadora. O enorme complexo cria uma impressão especial, quase inesquecível a noite". (Nelly Schwalacher, 1927).

Em 25 de Abril foi inaugurada a Escola Bauhaus com o apoio de vários profissionais, porém a data de sua inauguração era num tempo histórico que predominava o Nazismo e pela Bauhaus estar localizada na Alemanha, ela apresentava uma orientação política da esquerda e também por terem professores e alunos russos. Com isso os nazistas para se mostrarem quem era que dominava, acusaram a Bauhaus de ser comunista e por esse motivo acabou sendo fechada em 1933 por Hitler (Imagem 08).

Imagem: 08 Fechamento da Bauhaus por Nazistas.

FONTE: http://zezinhofotoevideo.blogspot.com/2009/03/escola-de-desing-bahaus-fonte-de.html

Hoje a Bauhaus é conhecida como um ícone do modernismo, mesmo ter passado por diversas transformações tanto más quanto boas, como também pela reconstituição de como era antigamente. A Bauhaus continua interligada a outros pólos de ensinos e também ela é aberta para o público tanto interno como externo para visitações.


REFERÊNCIAS:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2005/03/12/002.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_industrializa%C3%A7%C3%A3o_no_Brasil
http://livrespensadoras.blogspot.com/2009_09_01_archive.html

http://jornalnocego.blogspot.com/2010_04_01_archive.html

http://geekado.blogspot.com/2010/04/bauhaus-91-anos.html

http://mauoscar.com/2010/01/27/166-monet-e-bauhaus-no-moma/

http://tipografos.net/bauhaus/bauhaus-hoje.html

6 comentários:

  1. Ficou bom João, só acho que tu precisa explicar o porque foi fechada por causa de Hitler, senão fica meio vago.. tu consegue fazer isso? nas apostilas das vanguardas explica um pouco. Tem umas palavras que faltam umas letras, dá pra arrumar tbm. Adorei a imagem do Gropius uahuahuahu cara de mau
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Poderiam colocar mais fotos para ilustrar melhor o assunto, talvez algumas fotos da universidade...
    A bauhaus também é conhecida como uma das melhores universidades da Alemanha a ramo da arquitetura...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  3. Explicado o motivo do fechamento, ortografia corrigida e já estão postas algumas imagens identificando a Bauhaus e algumas outras para melhor compreender o texto.

    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  4. Oi, sou Leonardo, editor do blog Geekado, valeu por ter colocado as referências ao texto q postei sobre a Bauhaus, sempre q tiver algo q lhe interesse lá no Geekado, pode fazer o mesmo, contanto, claro, q faça como fez, botando a referência.
    Abraço e bom trabalho!

    ResponderExcluir
  5. ok joão! gostei da iniciativa e me ajudou bastante na compreenção do texto valeu espero ver mas, até logo joão.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que te ajudou no entendimento, fico muito grato por isso.

      Excluir