Imagem 01: Johannes Itten Imagem 02: Franz Cizek
FONTE: http://bit.ly/bdYzv3 FONTE: http://bit.ly/9DqCym
Em 1921 e 1922, duas novas personalidades surgiram para compor o grupo de artistas da Bauhaus, são eles: Theo van Doesburg (holandês ligado ao De Stijl) e Wassily Kandinsky (pintor russo, sugerido por Itten). Van Doesburg defendia uma estética racional e atiindividualista, já Kandisnsky, assim como Itten, era adepto de uma arte emotiva, até mesmo mística. Entre os dois, quem se destacou mais na escola foi Van Doesburg, que foi bem recebido e aceito desde o princípio pelos alunos, influenciando na produção dos ateliês, nas regras quanto ao ensinamento na Bauhaus e até no mobiliário do escritório de Gropius (que é mantido inalterado até hoje).
Imagem 03: Theo van Doesburg Imagem 04: Wassily Kandinsky
FONTE: http://bit.ly/cNyz7f FONTE: http://bit.ly/aM0F9c
Devido à crítica situação sócio-econômica em 1922, Gropius precisou modificar o programa original da Bauhaus baseado nos ofícios. Propôs então uma reconciliação entre design artesanal e produção industrial. Isso provocou a demissão de Itten. Seu cargo foi ocupado por László Moholy-Nagy, artista húngaro. Depois de ter entrado em contato com o designer russo El Lissitzky, suas pinturas começaram a ter elementos suprematistas, ou seja, a linha reta, linhas verticais e horizontais, cores primárias, quadrados, etc.
Imagem 05: László Moholy-Nagy Imagem 06: elementos suprematistas, racionalidade através
da pureza geométrica, Obra de Malevich.
FONTE: http://bit.ly/9pcYdf FONTE: http://bit.ly/cBcSvU
Em 1922, Moholy-Nagy foi fazer um pedido por telefone a uma fábrica de letreiros de cinco pinturas esmaltadas. Tendo ele e o vendedor do outro lado da linha um caderno com papel quadriculado na mão, Moholy-Nagy foi ditando as formas em sua posição correta, sem que precisasse mostrar os esboços das pinturas que tinha desenhado. Isso impressionou Gropius, que convidou Moholy a comandar o curso preliminar (antes comandado por Itten) e a oficina de metalurgia. A partir da influência desse professor, os produtos feitos nas oficinas passaram a ter um elementarismo construtivista, ou seja, buscava a integração da arte e indústria. Com o objetivo de revelar as propriedades estáticas e estéticas das estruturas assimétricas livres, introduziu no curso, juntamente com Joseph Albers (professor, escritor, pintor, téorico alemão), exercícios de estruturas de equilíbrio envolvendo madeira, metal, vidro e arame, substituindo o objetivo de contrastar materiais e formas.
Imagem 07: Joseph Albers
FONTE: http://bit.ly/bTEFVk
O estilo elementarista-construtivista foi complementado pela influência do De Stijl
Imagem 08: Casa Sommerfeld Imagem 09: Casa Experimental
FONTE: http://bit.ly/c8CDdm FONTE: http://bit.ly/d9bfgE
Em
Imagem 10: Bauhaus em Dessau, 1926. Imagem 11: Hannes Meyer
FONTE: http://bit.ly/9JCjl5 FONTE: http://bit.ly/cgguq3
Referências:
http://tecendoasabedoria.blogspot.com/p/crenca-fe-e-religiao.html
http://tipografos.net/bauhaus/bauhaus-dessau.html
BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna - Capítulo 14. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. 813 p.
Ficou bem bom o texto Ka, a bauhaus foi uma das mais importantes expressões do que é chamado modernismo no design e na arquitetura.
ResponderExcluirSafira Mônica Gatto
Com essa missão final de Gropius, fazendo a reconciliação entre design artesanal e produção industrial, que nada mais é do que a união dos artistas, artesãos e arquitetos para recriar o mundo, por volta de 1927, a Bauhaus começou a fazer e ensinar arquitetura com ponderação, produzindo habitações que se caracterizavam em baixo custo e funcionalidade.
ResponderExcluirA Bauhaus utilizou-se bem das novas tecnologias construtivas, nos deixando claras possibilidades de construção, conseguindo vencer grandes vãos sem sustentação, possibilitando assim o uso de materiais sem ser estrutural. As janelas em fita é um elemento que ainda hoje é muito utilizado e nos permite uma maior interação entre interior e exterior
ResponderExcluirAline Dall' Bello
Theo Van Doesburg, além de ser bem recebido e aceito pela Bauhaus, com seu estilo elementarista-construtivista, foi fundador e um dos líderes do De Stijl, bastante ligado ao Dadaísmo, vanguarda de Zurique que enfatizou o ilógico e o absurdo. Doesburg era também associado ao Neoplasticismo holandês, onde usava apenas as cores primarias em suas obras, e ao Concretismo, vanguarda que se destacava em primeiro momento na música, mais tarde na poesia e nas artes plasticas. Foi em consequência a todas essas experiências que se tornou um professor de grande importancia na Bauhaus, e até foi influência na criação desses atêlies, defendo sempre a estética racional.
ResponderExcluirSuelen Tessari.