quinta-feira, 21 de outubro de 2010

BAUHAUS - Princípios e Origens

A Bauhaus teve como princípio inicial promover uma corporação de artesãos sem diferenciá-los com os artistas (conforme visto no post do dia 17/10). Após muitas mudanças quanto à formação em artes aplicadas na Alemanha, em 1906, fundou-se a Escola de Artes e Ofícios do Grão-ducado, em Weimar. O nome do diretor era Henry van de Velde, arquiteto belga que projetou essa Escola. Foi demitido em 1915, e para a nova direção indicou Walter Gropius, Hermann Obrist e August Endell.


Imagem 01: Henry van de Velde Imagem 02: Walter Gropius
FONTE: http://bit.ly/arTxkr FONTE: http://bit.ly/dbqF6J

Imagem 03: Hermann Obrist Imagem 04: August Endell
FONTE: http://bit.ly/bhuO4d FONTE: http://bit.ly/9a5eZl

A partir de então, iniciou-se uma guerra entre Gropius, que defendia que artesãos e designers deveriam adquirir conhecimento através de ateliês (artes-aplicadas), e entre Mackensen (diretor da Academia de Belas Artes de Grão-Ducado), que defendia que isso acontecesse através de uma academia de belas artes. Essa confusão resultou na união da Academia de Arte e da Escola de Artes e Ofícios, formando a Bauhaus. A base do sistema educacional dessa escola era composta por disciplinas isoladas, cada uma com sua importância na contribuição para a formação dos alunos, como se fossem oficinas. Essa junção de técnicas (ofício, escultura e pintura) seria o que chamamos hoje de Arquitetura.

Imagem 05: Fritz Mackensen
FONTE: http://bit.ly/aZvfxS

Há mais de uma explicação para a origem do nome Bauhaus. Juntando duas teorias chegou-se a seguinte conclusão: Bauhaus é HAUSBAU invertido, que significa construção da casa. Esse nome faz referência à Bauhütte, que significa alojamento de alvanéis que, em uma linguagem mais informal, significa alojamento de construtores/pedreiros, no caso, de catedrais na Idade Média. Como na Idade Média as catedrais eram vistas como templos que uniam vida e arte, a Bauhaus foi fundada com essa finalidade, a de ser a catedral do socialismo e os ateliês seriam os alojamentos dos construtores das catedrais (DomBauhütten).

Imagem 06: Catedral do socialismo
FONTE: http://bit.ly/b38hFt

- Gravura em madeira representando a catedral do futuro como a catedral do socialismo como página de título para o manifesto da Bauhaus, em 1919, de Lyonel Feininger, professor e artista da Bauhaus.

Imagem 07: Lyonel Feininger
FONTE: http://bit.ly/ap0YVm

O resultado de tudo isso já sabemos. foi a criação da escola de arte, arquitetura e design mais influente do século XX.

Imagem 08: Escola BAUHAUS
FONTE: http://bit.ly/9inPuK

REFERÊNCIAS:
http://bit.ly/dhbWoF
http://arktetura.wordpress.com
BENEVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2001. 813 p.

2 comentários:

  1. É interessante ver a influência da Bauhaus nas nossas escolas de arquitetua atuais, acredito que os seus reflexos estão na maneira que estudamos a arquitetura hoje, como os atelies, a intensa prática.
    Parabéns pelo post colegas.

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  2. Legal observar como na Bauhaus houve essa busca pela capacitação teórica e prática das artes, para criar produtos que fossem artísticos e comerciais ao mesmo tempo. Tudo isso em comunidade, onde alunos e professores trabalhariam e viveriam juntos(Segundo a visão de Gropius).

    http://www.discoveryarchi.blogspot.com/

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