quarta-feira, 10 de novembro de 2010

OBRA DE ARTE



Wassily Kandinsky foi um grande pintor que se destacou no movimento do Abstracionismo. Sem se importar com as formações das linhas, como numa pintura acadêmica, tinha o objetivo de emitir com fácil identificação o que propunha. O Abstracionismo permite que o artista tenha liberdade em expressar aquilo que sente através de linhas soltas.
Kandinsky sempre buscou na música a inspiração para suas pinturas. Com isso, ele criou diversos estilos onde buscou representar suas obras. Primeiro buscou mostrar as representações das formas da natureza, equilibrando no seu quadro harmonia e cor. Todos esses ingredientes foram suficientes para que Kandinsky pudesse gerar idéias para as suas novas obras que viriam a surgir. Em segundo, passou a trabalhar com o espaço limitado, negando-lhe a liberdade ao objeto. Logo após, em suas obras abstratas, trabalhou com manchas coloridas, isso lhe permitiu que pudesse trabalhar bravamente com linhas soltas, porém violentas e parecidas com o romantismo.


Imagem 01: Concentric Rings, Kandinsky.
Fonte: http://christiansassis.blogspot.com/2010/09/obra-de-kandinsky.html


Imagem 02: Composição 7 (1913), Kandinsky.
Fonte: http://joanaemarta.no.sapo.pt/telas_kandinsky_set.htm

Desses passos, Kandinsky se incorporou profundamente nas cores. E com a chegada na Bauhaus, passou a exercer o papel de professor, dando aulas em ateliês e incorporando mais um estilo: a geometria e interação de formas, como pode ser observado numa de suas obras.

Imagem 03: Several Circles, Kandinsky.
Período: Janeiro - Fevereiro 1926
Técnica e dimensão: óleo sobre tela 55.1x4x55.3
Localidade atual: Paris

Com as formas dos círculos, ele passa a assumir uma forma dominante, trabalhando com o antagonismo para conseguir obter o equilíbrio.
Kandinsky apresentou um conhecer impulsivo com o conhecimento científico, mostrando um amor demasiado por círculos, explicando assim, a formação do universo. Com isso, podemos analisar que a vida de Kandinsky também passou por uma forma circular, um "ciclo", por exemplo, nasceu em dezembro e morreu em dezembro.





OBRA DE ARTE

Com inspiração nas principais características da Bauhaus, tanto na arte quanto na arquitetura, criamos o objeto a seguir:

Imagem 04: Croqui da obra
Elaboração: Karine Balzan.



É uma releitura da obra Several Circles de Wassily Kandinsky, um dos destaques na arte da Bauhaus, entre outros movimentos.
Um dos materiais mais utilizados na arquitetura da Bauhaus é a madeira, que está representada pela placa de MDF. O fundo branco se remete à principal cor usada nas fachadas, que serve para dar ênfase à estrutura das edificações.
No lugar dos círculos da obra, utilizamos quadrados que fazem referência as formas geométricas simples que também eram muito utilizados na arte, além das cores primárias como azul, amarelo e vermelho. Futon é um tipo de colchão usado na cama tradicional japonesa, e a utilização das miniaturas no objeto é uma relação entre a estética e a funcionalidade, e na nossa obra de arte faz uma representação ao design da Bauhaus. Assim, nessa obra conseguimos reunir arquitetura e belas artes desse movimento da vanguarda.
O objetivo do objeto é chamar atenção do observador e uma interação com ele. E por esse motivo, a escolha do tecido foi fundamental, pois buscamos um tecido que fosse de agradável sensação ao toque.



Passo a passo para a construção do objeto:

Após a definição e compra dos materiais, começamos desenhando os quadrados nos tecidos e depois cortando-os, para a confecção dos mini-futons. Em seguida, os confeccionamos com cola quente e grampos.


Imagem 05: Desenhando os quadrados
Foto: João Figueira




Imagem 06: Corte dos tecidos 1
Foto: João Figueira



Imagem 07: Corte dos tecidos 2
Foto: João Figueira



Imagem 08: Corte dos tecidos 3
Foto: João Figueira




Imagem 09: confecção dos futons 1
Imagem: Tariê Drey


Imagem 10: confecção dos futons 2
Foto: Tariê Drey

Depois disso, o forro de cada futon foi feito com reaproveitamento de materiais recicláveis como plástico, papel, jornal, colocados através de uma abertura feita atrás dos mini-futons.

Imagem 11: preenchimento do forro 1
Foto: Simone Borges


Imagem 12: preenchimento do forro 2
Foto: João Figueira


Imagem 13: Futon quase pronto
Foto: João Figueira

Costuramos os botões para dar uma estética mais parecida com os futons reais, e após isso colamos cada futon na placa de MDF, em uma disposição parecida com a obra de Kandinsky. Essa colagem foi feita com vários tipos de colas diferentes, como super-bonder, cola-quente, araldite e cascorez.



Imagem 14: Colocação dos botões 1
Foto: Tariê Drey

Imagem 15: Colocação dos botões 2
Foto: Karine Balzan

Imagem 16: Colocação dos botões 3
Foto: Karine Balzan


Imagem 17: Colocação dos botões 4
Foto: Karine Balzan


Imagem 18: Colagem dos futons na madeira
Foto: Simone Borges


E para ser de fácil entendimento, colocamos, sentados nos futons, calungas que foram impressas, coloridas com lápis-de-cor, recortadas e coladas na obra.


Imagem 19: Pintura das calungas
Foto: Karine Balzan
Elaboração: João Figueira


Imagem 20: detalhe da obra pronta 1
Foto: Karine Balzan

Imagem 21: detalhe da obra pronta 2
Foto: Karine Balzan


Imagem 22: detalhe da obra pronta 3
Foto: Karine Balzan

Imagem 23: detalhe da obra pronta 4
Foto: Karine Balzan


O resultado final:

Imagem 24: obra pronta 1
Foto: Karine Balzan


Imagem 25: obra pronta 2
Foto: Karine Balzan

Obra: Kanbau Ponlines
Data: novembro, 2010.
Dimensão: 1,40m x 1,40m
Acadêmicos: João Figueira
Karine Balzan
Simone Borges
Tariê Drey

A origem do nome que escolhemos para o objeto é a seguinte:
KAN – Kandinsky
BAU – Bauhaus
PON – Pontos
LINES – Linhas



Fontes:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário