domingo, 12 de setembro de 2010

Arquitetura do Passado, Engenharia do Futuro

Em uma de nossas aulas de Teoria e História, aprendemos sobre Etienne-Louis Boullée e Claude-Nicolas Ledoux, os representantes da arquitetura utópica. Nesse estilo, o conceito de fazer com que a arquitetura falasse por si nos projetos, era essencial. Por esse motivo, foi classificada como "arquitetura parlante". Outra característica desse estilo era a utilização de formas geométricas simples e as dimensões gigantescas que estas formavam. Como exemplo de projeto criado (porém, nunca construído) por Boullée, é o Cenotáfio a Newton. Nesse projeto, a construção teria uma forma esférica com 150 metros de altura. No fundo da edificação, seria instalado o túmulo do físico, e na parte de cima, estaria um planetário. O interior desta forma esférica apresentaria buracos no teto com entradas de luz natural representando um céu estrelado.

Imagem 01: Perspectiva Cenotáfio a Newton

Imagem 02: Corte Cenotáfio a Newton

Imagem 03: Entrada Cenotáfio a Newton

Imagem 04: Corte e vista do céu estrelado no interior da esfera

Diante disso, ao ver um documentário na semana passada sobre uma Cúpula Geodésica gigante que engenheiros pretendem instalar sobre o centro da cidade de Houston, no Texas, não pude deixar de lembrar de certas características da arquitetura utópica. PRIMEIRO, pelas dimensões do projeto. A idéia é fazer uma cúpula para cobrir cerca de 21 milhões de metros quadrados, protegendo a população local de catástrofes ambientais causadas pelo aquecimento global como inundações, furacões, tornados, calor e umidade.

Imagem 05: Cúpula Geodésica no Centro de Houston
FONTE: http://bit.ly/a1MxpP

A inspiração veio do Éden Project, uma grande estrutura construída dentro de uma antiga mina que cumpre a função de uma estufa gigante. A estrutura engloba três biomas, que são áreas designadas para representar três diferentes climas encontrados ao redor do mundo. São eles: o bioma tropical úmido, bioma morno temperado e o bioma sem teto.

Imagem 06: Éden Project

Imagem 07: Cúpulas Éden Project

SEGUNDO, por utilizar formas geométricas simples na composição da estrutura. Vários painéis planos em formato de triângulos, pentágonos, hexágonos ou outros polígonos são colocados juntos para formar uma superfície curva, presos em armações de aço, formando as cúpulas geodésicas. Apesar de nenhuma das peças serem curvas, todas juntas formam uma estrutura arredondada.

Imagem 08: Formas Geométricas da Cúpula

Imagem 09: Estrutura das cúpulas

Nas cúpulas do Éden Project, estes painéis geométricos utilizam almofadas de ETFE no lugar do vidro. Isso porque essas lâminas de Etileno Tetrafluoretileno (ETFE) são um tipo de cobertura perfeita porque são resistentes, transparentes e leves. Uma peça de ETFE pesa menos que 1% de uma peça de vidro com o mesmo volume. Cada almofada é feita de três folhas de filme ETFE soldadas juntas nas laterais, uma em cima da outra, com camadas de ar bombeadas entre elas. As camadas de ar fornecem isolamento sem diminuir a quantidade de luz solar que passa através delas. É melhor isolante do que o vidro e é muito mais resistente ao desgaste causado pela luz solar. São duráveis, repelem a sujeira, podem esticar até três vezes o seu comprimento sem perder sua elasticidade e são completamente recicláveis. No caso da Cúpula de Houston podem proteger a cidade dos ventos de até 300 km/h.

Imagem 10: Lâminas de ETFE sendo fixadas nas armações de aço

Imagem 11: Almofadas de ETFE

Além dos materiais e do peso da estrutura, engenheiros e especialistas estudaram outros itens como a circulação de ar dentro da cúpula e até a instalação de um sistema que capta a energia solar através de placas solares no formato dos módulos, instaladas estrategicamente distantes umas das outras. Todos os materiais que compõe a estrutura para formar essa cúpula seriam transportados para o alto através de balões Zeppelin, uma aeronave mais leve do que o ar, que pode ser controlada. Esses dirigíveis sustentam-se através do uso de uma grande cavidade que é preenchida com um gás menos denso do que o ar, como o gás hélio.

Imagem 12: Balão Zeppelin

Essa idéia da Cúpula Geodésica pode ser associada também a algumas características da Arquitetura Neoclássica, como por exemplo: clareza e regularidade das formas, grandeza, relação entre estética estrutural e sistema construtivo, utilização de materiais como o aço e o vidro (no caso, substituído pelas almofadas de ETFE) para coberturas, a planta simétrica com base no quadrado, triângulo e círculo, cobertura em formato de cúpula.

Imagem 13: Cúpula St. Louis

FONTE: http://bit.ly/dkGgtt

Ao planejar toda essa mega estrutura que será a Cúpula de Houston, os engenheiros conseguem criar uma cidade para a qual as pessoas poderão fugir quando não houver lugares seguros. O projeto é polêmico, mas como todas as coisas, possue seus pontos positivos e negativos. Forme sua opinião!
--------------------------------------------------
REFERÊNCIAS:

7 comentários:

  1. Parabéns pela linguagem adotada. Simples e de própria autoria.
    A associação das obras da arquitetura parlante com as geodésias contemporâneas foi muito bem sacada!
    Que tal relacionar as noções de proporção e clareza estrutural do neoclássico com as formas geodésicas?

    ResponderExcluir
  2. Este projeto do Cenotáfio a Newton é bem interesante, pena que nunca tenha sido idealizado.
    Ana Paula Werlang

    ResponderExcluir
  3. Nossa super interessante esse ideia de cobrir o centro da cidade, como comentado no texto, tem seus prós e contras. como foi comentado pelo professor, se associa ao neoclassico pois a pureza da forma e a linguagem adotada buscando a forma perfeita classica do renascimento (o circulo)
    Postado por: Gabriela Geremia

    ResponderExcluir
  4. Essa aruitetura pode hoje ser comparada com os vários edificios que estão sendo projetos em Dubai...desde a forma inovadora até seus materiais!!

    kassieli martiori

    ResponderExcluir
  5. Também acho que esses projetos se comparam com alguns de Dubai, pois la hoje são vários os projetos que estão sendo executados, que da mesma foram q esses são diferentes, atraentes e que se utilizam de materias, como vidro, estrutura metálica, entre outros...

    Safira Mônica Gatto

    ResponderExcluir
  6. È imprecionante como o conhecimento sobre os materiais, e as tecnologias permitem projetos como estes, que antes eram utópicos e imposíveis, e hoje nos desafiam a compreende-los.

    ResponderExcluir
  7. Por nunca ter sido construído, será que o Cenotáfio a Newton não parte de uma tentativa de solucionar todos os problemas do mundo...
    Mesmo assim ,todos os exemplos partem da idéia de que o homem por meio das inovações tecnológicas consegue desenvolver projetos nunca antes imagináveis.

    ResponderExcluir