Essa idéia da Cúpula Geodésica pode ser associada também a algumas características da Arquitetura Neoclássica, como por exemplo: clareza e regularidade das formas, grandeza, relação entre estética estrutural e sistema construtivo, utilização de materiais como o aço e o vidro (no caso, substituído pelas almofadas de ETFE) para coberturas, a planta simétrica com base no quadrado, triângulo e círculo, cobertura em formato de cúpula.
Somos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unochapecó e aqui iremos dividir informações sobre os conteúdos aprendidos nas aulas de Teoria e História da Arte, Arquitetura e Cidade durante o decorrer deste semestre. Esperamos que aprendam conosco assim como nós estamos preparados para aprender com quem quiser contribuir!
domingo, 12 de setembro de 2010
Arquitetura do Passado, Engenharia do Futuro
Em uma de nossas aulas de Teoria e História, aprendemos sobre Etienne-Louis Boullée e Claude-Nicolas Ledoux, os representantes da arquitetura utópica. Nesse estilo, o conceito de fazer com que a arquitetura falasse por si nos projetos, era essencial. Por esse motivo, foi classificada como "arquitetura parlante". Outra característica desse estilo era a utilização de formas geométricas simples e as dimensões gigantescas que estas formavam. Como exemplo de projeto criado (porém, nunca construído) por Boullée, é o Cenotáfio a Newton. Nesse projeto, a construção teria uma forma esférica com 150 metros de altura. No fundo da edificação, seria instalado o túmulo do físico, e na parte de cima, estaria um planetário. O interior desta forma esférica apresentaria buracos no teto com entradas de luz natural representando um céu estrelado.
Imagem 01: Perspectiva Cenotáfio a Newton
Imagem 02: Corte Cenotáfio a Newton
FONTE: http://bit.ly/b0BWdU
Imagem 03: Entrada Cenotáfio a Newton
FONTE: http://bit.ly/aOHBmU
Imagem 04: Corte e vista do céu estrelado no interior da esfera
FONTE: http://bit.ly/apdO3m
Diante disso, ao ver um documentário na semana passada sobre uma Cúpula Geodésica gigante que engenheiros pretendem instalar sobre o centro da cidade de Houston, no Texas, não pude deixar de lembrar de certas características da arquitetura utópica. PRIMEIRO, pelas dimensões do projeto. A idéia é fazer uma cúpula para cobrir cerca de 21 milhões de metros quadrados, protegendo a população local de catástrofes ambientais causadas pelo aquecimento global como inundações, furacões, tornados, calor e umidade.
Imagem 05: Cúpula Geodésica no Centro de Houston
FONTE: http://bit.ly/a1MxpP
A inspiração veio do Éden Project, uma grande estrutura construída dentro de uma antiga mina que cumpre a função de uma estufa gigante. A estrutura engloba três biomas, que são áreas designadas para representar três diferentes climas encontrados ao redor do mundo. São eles: o bioma tropical úmido, bioma morno temperado e o bioma sem teto.
Imagem 06: Éden Project
FONTE: http://bit.ly/9khdlq
Imagem 07: Cúpulas Éden Project
FONTE: http://bit.ly/c0acSP
SEGUNDO, por utilizar formas geométricas simples na composição da estrutura. Vários painéis planos em formato de triângulos, pentágonos, hexágonos ou outros polígonos são colocados juntos para formar uma superfície curva, presos em armações de aço, formando as cúpulas geodésicas. Apesar de nenhuma das peças serem curvas, todas juntas formam uma estrutura arredondada.
Imagem 08: Formas Geométricas da Cúpula
FONTE: http://bit.ly/dtmTz5
Imagem 09: Estrutura das cúpulas
Nas cúpulas do Éden Project, estes painéis geométricos utilizam almofadas de ETFE no lugar do vidro. Isso porque essas lâminas de Etileno Tetrafluoretileno (ETFE) são um tipo de cobertura perfeita porque são resistentes, transparentes e leves. Uma peça de ETFE pesa menos que 1% de uma peça de vidro com o mesmo volume. Cada almofada é feita de três folhas de filme ETFE soldadas juntas nas laterais, uma em cima da outra, com camadas de ar bombeadas entre elas. As camadas de ar fornecem isolamento sem diminuir a quantidade de luz solar que passa através delas. É melhor isolante do que o vidro e é muito mais resistente ao desgaste causado pela luz solar. São duráveis, repelem a sujeira, podem esticar até três vezes o seu comprimento sem perder sua elasticidade e são completamente recicláveis. No caso da Cúpula de Houston podem proteger a cidade dos ventos de até 300 km/h.
Imagem 10: Lâminas de ETFE sendo fixadas nas armações de aço
Imagem 11: Almofadas de ETFE
FONTE: http://bit.ly/dtmTz5
Além dos materiais e do peso da estrutura, engenheiros e especialistas estudaram outros itens como a circulação de ar dentro da cúpula e até a instalação de um sistema que capta a energia solar através de placas solares no formato dos módulos, instaladas estrategicamente distantes umas das outras. Todos os materiais que compõe a estrutura para formar essa cúpula seriam transportados para o alto através de balões Zeppelin, uma aeronave mais leve do que o ar, que pode ser controlada. Esses dirigíveis sustentam-se através do uso de uma grande cavidade que é preenchida com um gás menos denso do que o ar, como o gás hélio.
Imagem 12: Balão Zeppelin
FONTE: http://bit.ly/cngQ0I
Imagem 13: Cúpula St. Louis
FONTE: http://bit.ly/dkGgtt
Ao planejar toda essa mega estrutura que será a Cúpula de Houston, os engenheiros conseguem criar uma cidade para a qual as pessoas poderão fugir quando não houver lugares seguros. O projeto é polêmico, mas como todas as coisas, possue seus pontos positivos e negativos. Forme sua opinião!
--------------------------------------------------
REFERÊNCIAS:
Assinar:
Postagens (Atom)